Técnicas para localizar celular

Por aqui, nós costumamos escrever artigos sobre como espionar um celular, como lidar com conflitos familiares e como usar um smartphone para controlar melhor nossas vidas.

Mas o artigo de hoje é mais específico: estamos nos perguntando como localizar celular e explorar as diferentes técnicas e ferramentas disponíveis para isso.

Sumário:

  • 1. Localizar celular antes de perdê-lo
  • 2. Geolocalizar um telefone celular apenas com o seu número de telefone
  • 3. Geolocalizar um telefone celular depois de ele ser roubado
  • 4. Localizar uma pessoa com o consentimento dela
  • 5. Localizar uma pessoa sem o consentimento dela
⇒ Outro artigo para ler no nosso blog:

Softwares para localizar um celular

1. Geolocalizar um celular antes de perdê-lo

Geolocalizar seu telefone celular antes de uma possível perda ou roubo é algo que deve ser feito desde o primeiro uso do smartphone. Ninguém sabe quando vai perder seu celular e é melhor configurá-lo desde o início para evitar se esquecer disso depois.

Configurar sua própria geolocalização pode ser feito simplesmente com aplicativos nativos em seu smartphone:

  • Apple: o aplicativo Buscar iPhone
  • Android: o aplicativo Encontre meu dispositivo
  • Samsung: o aplicativo Localizar meu dispositivo

Todos eles agora já previnem esse tipo de problema. Mas, se você quiser mais opções, você também pode dar uma olhada nas alternativas a seguir:

O serviço AccuTracking

https://secure.accutracking.com/

O Accutracking necessita de uma assinatura de 5 euros por mês e usa a navegação GPS do telefone para rastreá-lo. Para usá-lo, você deve se conectar ao site, na interface feita para isso. Desde que o seu smartphone não tenha sido esmagado, o serviço mostrará a sua localização imediatamente. Eficiente e confiável, este serviço é certamente um dos melhores.

O programa/aplicaitvo Prey

O Prey é gratuito se você usar apenas 3 dispositivos no total, passando a ser pago a partir desse número. Depois de instalar o aplicativo, você deve sincronizar todos os seus dispositivos entre si. Se seu smartphone for perdido, tudo o que você precisa fazer é encontrar um computador para fazer login na sua conta. O Prey é executado em segundo plano em seu smartphone sem rastrear você no dia a dia; no entanto, quando você der o comando, ele começará a rastrear sua localização.

Ele roda em Android, iPhone, Mac e nos PCs com Windows ou Linux, que também podem ser rastreados.

Avast Anti-Theft

A suíte AVAST é conhecida por seu antivírus, mas também podia fazer backup do dispositivo, economizar bateria ou protegê-lo contra roubos.

Com esta ferramenta, você podia bloquear remotamente o seu smartphone, formatá-lo, tirar uma foto dos ladrões discretamente ou receber um alerta se o cartão SIM fosse trocado. Produtos similares estavam disponíveis para Android, Mac e PC. Naturalmente, esses recursos exigiam a versão premium paga.

Estou falando no passado porque não consigo encontrar essa função no site oficial do Avast. Será que a empresa suspendeu esse produto?

Na mesma linha, o Lookout oferece os mesmos recursos. O único problema é que o serviço em si é em inglês e aqueles que não entendem esse idioma dificilmente ficarão satisfeitos.

O aplicativo Cerberus

https://www.cerberusapp.com/home/pt

O aplicativo não é gratuito (ele custa 5 euros se você se inscrever por um ano), mas o Cerberus é muito confiável e oferece uma infinidade de funções para reagir em caso de roubo de telefone celular: seja por meio do seu site ou via comandos SMS, você poderá rastrear e controlar seu smartphone, incluindo bloqueio remoto, alarme em alto volume ou captura discreta de fotos e gravação de som (note que essas duas últimas funções são opcionais sob uma taxa extra).

2. O site para geolocalizar apenas com o seu número de telefone

Localizar celular é um serviço novo nesta lista: esse serviço online permite rastreá-lo remotamente simplesmente digitando o número de telefone.

A originalidade do site está em seu modo de funcionamento: após sua solicitação, o serviço envia um SMS para o número de telefone em questão. É graças a este SMS que a localização exata é feita e que você pode recuperar as coordenadas do dispositivo.

O preço? 1 euro por pesquisa se você quiser fazer uma busca ocasional, mas um plano de assinatura mensal é oferecido para uso ilimitado. O site está em francês.

A vantagem? Este serviço funciona com todos os números de telefone e operadoras de telefonia.

3. Localizar celular depois que ele foi roubado

Mesmo que você não tenha instalado nenhum aplicativo de prevenção em seu telefone, você ainda poderá localizá-lo usando serviços nativos criados pelos sistemas operacionais Android e Apple (dependendo da marca do seu smartphone).

Android: Encontre meu dispositivo

Este serviço requer que você faça login usando o mesmo endereço do GMAIL usado no seu Android. Ele permite que você encontre o aparelho no Google Maps, bloqueie, redefina o código PIN ou formate.

Apple: Buscar iPhone

Este serviço é o mesmo oferecido pelo Google, exceto por ser adaptado para o iPhone.

4. Localizar o smartphone de um amigo com o consentimento dele

Se você quiser localizar seu amigo ou membro da família, você sempre tem a opção de ligar para ele, mas existem diversos riscos:

  • que ele não responda (ele está ferido?);
  • que ele não reconheça sua localização por estar perdido;
  • que ele esteja incapacitado de dizer onde está.
⇒ Outro artigo para ler no nosso blog:

Rastrear Celular

Alguns aplicativos são especializados nisso:

Find My Friends

Disponível nas lojas de aplicativos para Android e iPhone, este app permite registar seus amigos e depois acompanhar seus trajetos aonde quer que eles forem. Nota: para iPhone e Android, foram duas empresas diferentes que desenvolveram dois aplicativos separados, mas eles têm as mesmas funções.

Este serviço é interessante a partir do momento em que você tem um grande grupo de amigos para rastrear.

iMessage (iPhone) / Hangouts (Android)

Os dois se tratam de mensageiros instantâneos específicos da Apple e do Google. Eles são usados para conversar com seus amigos, mas ambos têm bons recursos para localizá-los. Os aplicativos imediatamente reconhecem frases como “onde você está” e exibem instantaneamente coordenadas de GPS. Por fim, eles te mostram opções para refinar suas possibilidades de geolocalização.

⇒ Outro artigo para ler no nosso blog:

A melhor câmera espiã para celular

5. Rastrear um celular sem o consentimento da pessoa

Localizar celular com os métodos acima é bastante simples porque a pessoa te deu consentimento para isso. Mas quando ela não está consentindo (imagine uma pessoa idosa afetada pela doença de Alzheimer), você terá que recorrer a aplicativos especializados em espionagem como Mspy ou Gsmspy. Eles escondem seus ícones para ficar invisíveis, e são completamente discretos quando você os instala, ao contrário dos outros. Além de localizar o telefone, eles te dizem o que foi escrito, o que foi dito e com quem a pessoa se comunicou.

Pros

Existem várias opções de aplicativos disponíveis para o seu telefone, mas lembre-se também de configurar qualquer software de localização de telefone incluído que acompanha o dispositivo. Isso inclui o Find My iPhone da Apple, o Find My Device do Google e o Find My Mobile da Samsung.

Cons

Os usuários que não usam smartphones estão um pouco sem sorte neste caso. Se você não registrou seu telefone com o AccuTracking ou um serviço semelhante de antemão, não terá muitas opções além de ligar para seu provedor de serviços e esperar que eles possam ajudar. A maioria dos provedores oferece serviços de localização GPS por uma taxa razoável, portanto, se o seu telefone for habilitado para GPS, encontrá-lo às vezes é apenas uma questão de ativar o chip GPS. Antes de seguir esse caminho, não se esqueça de que há sempre a opção de ligar e perguntar onde alguém está, mas, novamente, se você fizer assim, há sempre uma chance de a pessoa em questão não perceber, não Não sei, ou é terrível em dar instruções.

Como localizar celular usando o Android ou o iOS

Summary: Poucos itens que possuímos são tão preciosos quanto nosso telefone, e perdê-lo pode ser uma experiência terrível. Se você precisa descobrir como rastrear um celular, veio ao lugar certo. Se você está simplesmente tentando rastrear a localização do seu telefone perdido ou se você é um agente secreto que precisa obter informações sobre o paradeiro de um diplomata desonesto, estamos aqui para lhe dar as informações que você precisa para fazer o trabalho. Será mais fácil se você estiver tentando rastrear um smartphone, mas também há maneiras de localizar telefones mais antigos, então não perca a esperança se ainda estiver usando um Motorola Razr de primeira geração – ainda te protegeu.

RatingRated 4.5 stars
4.5 / 5(1 )