Por que janeiro é o mês do ano em que ocorre o maior número de divórcios? (fonte)
1/ Por causa dos filhos
Uma hipótese é que os pais tomam a decisão desde o final do ano, mas esperam até o fim das férias escolares para evitar privar a seu(s) filho(s) da temporada de férias. E faz sentido: os pais podem ficar relutantes em estragar as férias e, por isso, esperar algumas semanas não custa nada.
2/ Por causa das festas de fim de ano
Talvez eles também queiram evitar problemas legais durante os feriados. Uma razão mais egoísta, porém realista: passar 1 de janeiro sozinho já não é bom, e ainda por cima ter que lidar com irritações e complicações administrativas… que lembrança de começo de ano novo!
3/ Por causa de uma pausa administrativa?
A temporada de férias é, muitas vezes, demorada, e os advogados também tiram uma folga, assim como juízes da vara de família. Portanto, enviar o seu pedido de divórcio no final de dezembro pode não ser uma boa opção. Mesmo se você fizer isso, há uma boa chance que você consiga uma consulta com um advogado até janeiro … Oh! No mês de divórcio!
4/ Primeiro de janeiro: um dia de resolução
Última hipótese: a influência negativa de 1 de Janeiro. Esse é, muitas vezes, o dia em que você faz boas resoluções. Se você não suporta o seu cônjuge, abraçá-lo e fazer votos de resolução em sua presença torna-se um aborrecimento. Este pode ser o dia em que você, finalmente, encara a verdade. Este pode ser o dia em que você toma a resolução de deixá-lo(a), então, no mês em que você irá divorciar-se.
Conclusão
Embora, às vezes, não seja bom recusar a seguir o seu instinto, não há pressa em divorciar-se. Já mencionamos antes, mas é preferível preparar bem o terreno e analisar a situação e sua própria preparação antes de se envolver em assuntos administrativos.
Não hesite em consultar nossos diversos artigos sobre este assunto:
- 5 sinais que antecipam seu próprio divórcio
- O Stress emocional causado pelo divórcio
- Como entender o divórcio por culpa
http://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/edison-veiga/wp-content/uploads/sites/145/2016/08/Captura-de-tela-2016-08-13-às-12.15.01-e1471101498566.png
Na verdade, devemos acreditar que estas estatísticas mudam de acordo com a localização …