O fim anunciado das redes sociais
Um dos recentes conselhos da Joy of Tech mostra uma diferença entre o que é anunciado elos especialistas e o que é vivido no dia à dia dos usuários de smartfones:
- Alguns estudiosos anunciam o fim iminente de redes sociais, ou pelo menos uma multidão que será cada vez mais reduzida em benefício da ‘vida real’
- Os consumidores, por sua vez, não sentirão essa mudança de mentalidade e continuarão a ser absorvidos pelo seu cotidiano e sua rotina.
Outros usos possíveis
Eu gostaria de fazer uma pergunta aqui: não é possível considerar a continuar a usar as redes sociais, mas para fazer caminho dosado e pensativo? Quero dizer com isto :
- 1. utilizar as redes sociais pelo o que elas são, uma ferramenta
- 2. não cair no vicio compulsivo
- 3. utilizar para o contato util
- 4. usar para colaborar e trabalhar, dividir idéias, fazer perguntas
Um gasto de tempo importante
Enfim considerando as redes sociais como um serviço e não como uma nova maneira de viver? O que é certo, segundo um estudo, hoje em dia as redes sociais fazem parte de 8 ocupações que nos fazem perder mais tempo quando estamos no trabalho:
- 1. Os E-mails
- 2. A navegação na internet
- 3. A televisão
- 4. As reuniões
- 5. As conversas sem interesse com o trabalho
- 6. Os meios de transporte
- 7. As redes sociais
- 8. Os SMSs e outras ocupações no smartphone
Pessoalmente eu acho que suprimir totalmente as redes socais seria uma boa idéia, mas por outro lado eu acho que nosso consumo vai se modificar para procurar cada dia mais a utilidade. A titulo pessoal, eu uso muito a rede social Pearltrees que eu acho muito útil. De todas as maneiras, mesmo se nosso consumo das redes sociais diminuir, isso não diminue em nada a utilidade dos smartfones que não servem somente aqueles que acharão outros meios de semestral útil.