Uma Iniciativa interessante, o Code.org é uma associação estruturada em torno de um conceito simples: todos os estudantes, em todo o mundo, deve ter a oportunidade de aprender informática na escola.
Codificar, aprender a codificar por, pelo menos, uma hora por dia: de acordo com o vídeo que é apresentado (em inglês) em seu site, todos são capazes de aprender como codificar um programa ou software: pouco a pouco, tornando-se cada vez mais fácil, e vale a pena tentar e faz parte da educação, assim como a matemática ou literatura.
Eu não sei o que você acha dessa ideia, mas a verdade é que hoje em dia nós dificilmente podemos ficar sem a informática:
- • Então, devemos ficar passivos diante da chegada de novos smarthpones e novas maneiras de programação?
- • Ou, ao contrário, devemos aprender a entender e dominar estes novos aplicativos que invadem nossas vidas diárias?
Code.org é uma organização sem fins lucrativos, seu slogan é ajudar as pessoas em categorias sociais mais baixas que usam a internet ter acesso à informática.
- 1. A sua ambição é trazer o computador para as classes escolares desde cedo
- 2. Provar que os jovens com acesso a essa cultura têm uma carreira mais bem sucedida do outros
- 3. Fazerinformática entrar no currículo de matemática/ciências físicas, visto que em muitos países este não é o caso.
Grandes doadores bilionários ou milionários contribuíram financeiramente para lançar esta campanha; entre os líderes estão Mark Zuckerberg do Facebook, Google, Amazon, Microsoft e assim por diante.
A única pergunta que me faço é:
- Existe outra ideia escondida por trás de tudo isso?
- Essas empresas que se dizem “desinteressadas”, e doam voluntariamente para uma organização sem fins lucrativos, não querem na verdade atrair ainda mais pessoas para a internet e, portanto para as suas plataformas?
- O objetivo final não é simplesmente fazer da internet a principal plataforma de negociação no mundo e encher mais os bolsos dos mais poderosos?