Às vezes, nós sentimos que algo está errado em nosso casamento: seja por estar engando o seu cônjuge, ou estar sendo claramente enganado. Estamos prestes a tomar a decisão fatídica: o divórcio; mas hesitamos. Será que estou realmente tomando a decisão certa? Aqui estão seis perguntas que podem ajudar a você tomar essa decisão:
1/ Em que o seu casamento é baseado?
Essa é uma interessante pergunta, pois nos traz de volta às nossas origens: de quando éramos solteiros, de quando estávamos solitários e procurando desesperadamente nossa alma gêmea. Você casou-se por motivos religiosos, ou porque precisava de alguém, ou porque não estava segurando a barra financeiramente?
A próxima pergunta é: as coisas mudaram agora? É isso o que acontece em seu relacionamento em que você questiona tudo?
2/ Os seus sentimentos pelo seu cônjuge mudaram?
Outra boa pergunta, porque a resposta varia de uma situação para outra. Em alguns casos, você continua a amar seu cônjuge. Em outros casos, não há mais amor e o casamento lhe pesa como um fardo. Uma resposta que provavelmente irá ajudá-lo a tomar sua decisão.
3/ Você precisa de alguém?
O seu trabalho faz com que muitas vezes você fique solitário, ou você não é o tipo de pessoa que não pode viver sem um cônjuge? Em seguida, surge uma segunda questão é: é melhor estar sozinho do que mal acompanhado?
4/ Você sente compaixão pelo seu cônjuge?
É claro que a decisão de divorciar-se de que você está prestes a tomar só diz respeito a você, mas esta questão pode ajudá-lo. Você vai continuar a querer a agradar o seu cônjuge? Ou, pelo contrário, o seu destino é ser completamente indiferente?
5/ A sua vida conjugal está completamente em desacordo com as suas opiniões?
Em alguns casos, o casamento está fadado ao fracasso quando os motivos de desacordo entre o um e o outro cônjuge são radicais.
- • por exemplo, sobre a sua vontade de ter filhos ou não,
- • por exemplo, sobre seus pontos de vista religiosos
- • por exemplo, sobre a sua necessidade de sair para se divertir, enquanto a outra pessoa é do tipo caseira
6/ O seu casamento atual lhe traz tranquilidade ou é uma fonte de ansiedade?
Você ainda tira coisas positivas do seu relacionamento, ou, pelo contrário, a vida dentro do casamento é uma grande fonte de ansiedade para você? É difícil, realmente, viver eternamente em um mal-estar persistente.
Estes 6 questões podem representar dicas para decidir aceitar o divórcio ou continuar a viver com o seu cônjuge.