É possível “sentir” que um divórcio está para acontecer?
Com “sentir” acontecer, eu quero dizer:
- • Antecipar o divórcio
- • Preparar-se
- • Saiba identificar os sinais de alerta que indicam que a separação é inevitável.
Eu não quero dar uma de vidente, e há casos em que o seu cônjuge, retornando à noite do trabalho, irá friamente anunciar que tomou uma decisão, que ele ou ela não te ama, que não há nada a fazer e que ele ou ela já deu entrada nos papeis de divórcio e que só falta você assinar. Neste caso especifico, só lhe resta ler o meu guia sobre como obter o seu ex de volta, se, é claro, você achar que esta é a melhor solução para você. Mas não se iluda: em alguns casos, é melhor começar do zero, do que sofrer.
Em outros casos, entretanto, podemos pressentir a chegada do divórcio através de conflitos, de certos olhares ou certos comportamentos do casal. Aqui estão algumas coisas a considerar, que, na maioria das vezes, trata-se do bom senso:
1/ Falta de sexo entre o casal
Você ou o seu parceiro ignora qualquer sinal sexo na cama. Os contatos íntimos são inexistentes ou não mais atraem o casal.
• Falta de carinho
• Falta de afeição
• Parece como um casamento de conveniência, que existe somente por causa dos filhos.
Não é o amor que deve nutrir o casamento? Não me diga o contrário.
2/ Você tem a sensação de estar lutando sozinho
Um casal, como qualquer entidade, atravessa dificuldades (financeiras, dúvidas, crianças, etc.). Se você sentir que é o único à procura de uma solução para tudo, e que luta por dois durante os momentos difíceis, então é porque o parceiro te deixou na mão e já não desempenha o seu papel.
O mesmo em seus relacionamentos: você sofre uma crise (por exemplo, um problema médico), e a outra metade do casal te deixa sozinho com suas tentativas de resolver o problema.
3/ A comunicação tornou-se impossível
Raramente um casamento pode sobreviver a uma falta total de comunicação. É este o seu caso? Você pode se abrir facilmente? Expressar suas dúvidas? O seu parceiro consegue acalmar suas ansiedades? Tranquilizar seu estado de espírito? Ainda existe ternura entre vocês?
4/ Os aspectos negativos do casamento lhe parecem superar os positivos
Isto é algo desagradável. Você compara sua vida atual com a antiga, quando você era solteiro ou quando vivia com o seu ex com frequência?
Certamente nós tendemos a embelezar o nosso passado, e esquecemos que, também naquela época, nós vivemos experiências ruins. Se você pensar bem sobre os lados bons e ruins do casamento e no final achar que essa união é mais um aborrecimento do que qualquer outra coisa, então pode ser que uma separação aguarda a sua relação em um futuro próximo.
5/ Você sonha que não está mais com ele ou ela
Eu sou um daqueles que acreditam em sonhos. Para mim, se você costuma sonhar que não está mais com a pessoa com quem casou, então isso é certamente um sinal.
É como se seus pesadelos estivessem tentando te livrar de seu parceiro, como uma saída, como se na sua vida real você estivesse preso, como em uma prisão, incapaz de superar essas correntes que te prendem.
Quais são os planos para uma solução?
- • Converse francamente
- • Encare os problemas
- • Jogue limpo e procure encontrar a verdade
- • Instale um software de monitoramento no smartphone, com mútuo acordo, para restaurar a confiança no seu relacionamento
- • Espere, antes de tomar qualquer decisão, até acumular evidências suficiente e confiança em você mesmo,
- • Faça uma última tentativa: fique fora de casa durante um fim de semana para assustá-lo e ver se ele ou ela realmente te ama
Excelente artigo que me permitiu realizar um monitoramento abrangente. Obrigado!
Maneiro eu me identifiquei muito