Softwares para encriptar seus dados
Assim como os softwares de espionagem se tornam mais e mais numerosos para que possamos espionar uns aos outros, os softwares de criptografia de dados também começam a se generalizar. Especialmente desde o caso da NSA, as pessoas tornaram-se ávidas para ter estes softwares que podem criptografar seus dados para que apenas você, que tem a senha, pode decodificá-los.
Isso requer que você inicie um software para criptografar/descriptografar os arquivos, mas quando se trata de armazenamento online, não os decifre logo depois!
O problema é que a NSA bem provável de ter sucesso em decifrar a criptografia, segundo alguns Geeks, portanto, este método não é muito usado. No entanto, se é grátis, por que não usá-lo?
Os serviços de armazenamento online
Existem vários, e eles são grátis para armazenamento de alguns poucos gigabytes “na nuvem”, mas, é claro, que o serviço pode ter acesso aos arquivos que você adiciona. Trata-se, entre outros, de:
- • Dropbox
- • Google Drive
- • Skydrive (Microsoft)
- • Amazon
- • Rapidshare
- • etc.
Truecrypt
TrueCrypt é um aplicativo de código aberto e gratuito que lhe permite criptografar os arquivos antes de armazená-los. É também um dos mais conhecidos: no entanto, ele cria um volume virtual não é o mais fácil de usar. Ele encontra-se aqui.
Cloudfogger
Este é o mais recente software de criptografia que eu gostaria de introduzir. A diferença do TrueCrypt é que ele é projetado especificamente para criptografar arquivos armazenados na nuvem; ele facilita o gerenciamento através da cobrança de armazenamento.
Após ter instalado o software, você será solicitado a criar uma conta Cloudfogger, escolha uma senha complexa. Em seguida, você precisa sincronizar a sua conta com a sua conta “na nuvem” (por exemplo, Dropbox ou Google Drive), como a tela de impressão mostra:
Em seguida, através de arrastar-e-colar, você poderá enviar seus arquivos para estas pastas, tudo criptografado. Observação: os arquivos serão compactados com uma extensão cfog que apenas o software pode descriptografar.
Se você não quiser usar sincronia com suas contas virtuais, você pode criptografar seus arquivos manualmente, um por um. A criptografia é feita com o padrão AES bit 256.
Desvantagem: Cloudfogger não é código aberto
Cryptsync
Diferente, porém gratuito e de código aberto, você pode encontrar uma outra alternativa em Cryptsync, que tem a função de sincronizar as pastas que você escolher, de tal maneira que elas são duplicadas e criptografadas automaticamente.